fbpx

Dicas para Falar Inglês

Um erro clássico de muitos estudantes da língua inglesa é, pensar que desenvoltura tem a ver com velocidade. Esse pensamento está errado e atrapalha muito o processo de aprendizagem, acompanhe esse Post… 

O fato é que ao se preocupar com a velocidade da fala, muitos se complicam com a pronúncia, e não se preocupam em dizer as palavras corretamente, sua entonação, etc.

Muitas vezes é melhor falar devagar e usar as corretas construções, acentos e pontos, do que se apressar e causar confusão em suas interpretações.

Além disso, falar rápido dá a impressão de ansiedade, ou aquela sensação de que você quer esconder algo ou terminar logo o diálogo com a pessoa, e isso pode parecer mal educado e grosseiro. 

Portanto, se você quiser melhorar seu inglês, busque um equilíbrio entre velocidade e pronúncia.

Para melhorar a pronúncia você pode utilizar certos recursos como:

Ouça vídeos e Podcasts em Inglês

Aconselhável para ouvir os mesmos sons a cada dia Isto é até que você dominá-los.

Melhorando sua pronúncia do idioma

Concentre-se nas palavras e frases, as formas como são pronunciadas em suas músicas favoritas. Escute mais de uma vez,  prestando atenção aos detalhes. 

Você irá descobrir muitos aspectos culturais, dialetos e riqueza cultural nas letras das músicas. Tente imitar o cantor e acompanhar seu sotaque. 

Aos poucos você irá perceber que a repetição desse hábito irá te ajudar a ganhar mais conhecimento e autonomia para falar. 

Como citei anteriormente sobre aprender Inglês com frases prontas, as músicas são um ótimo recurso também. 

Escutar sua própria voz falando Inglês

Para desenvolver sua pronúncia o melhor a fazer é ler em voz alta para você se ouvir, toda prática leva a perfeição e na aprendizagem de um novo idioma, não é diferente!

Então o primeiro passo é adquirir o hábito de escutar em inglês, seja músicas, filmes ou séries, ou mesmo por materiais como audiobooks, entrevistas, documentários, estórias, ou até se você gosta de viagens pode escutar sobre cultura local de um país ou dicas de lugares para conhecer pelo mundo, ou até temas mais técnicos como ciências, moda, economia, esportes, meios de tranportes, enfim o que você preferir… é importante considerar que, aprender inglês pode ser um entretenimento, não encare como uma obrigação, mesmo que você esteja sendo pressionado em seu trabalho, na escola ou mesmo na família.

Deixei aqui para você algumas dicas sobre Inglês em viagens neste outro artigo…

Enfim, lembre-se que a pronúncia pode ser melhorada rapidamente, trabalhando em pequenas doses várias vezes por semana.

O processo é o seguinte, se você optar pelo audiobook por exemplo, enquanto você o escuta, você vai fazendo a leitura do texto e imitando o narrador; e para melhorar ainda mais seu rendimento, grave a si mesmo, e no final se escute e compare com o áudio.

Torne a escuta e a leitura seus aliados, e nunca se esqueça de que você só aprendeu a falar, porque primeiro você apenas escutava e tentava reproduzir os sons, afinal você era uma criança com menos de um ano de vida!

Ou seja, esse é um processo natural que todos passamos, porém quando vamos para a escola e aprendemos a ler e a escrever, parece que desaprendemos e criamos outros métodos de estudo, e assim aplicamos esses outros métodos para aprender Inglês, e acabam deixando mais complexo e tardio nosso desenvolvimento.

Você pode ler mais sobre como aprender a desenvolver sua fala no Inglês rapidamente clicando aqui.